Depois da recessão do mercado imobiliário nos últimos anos, empresários do segmento não estão medindo esforços para causar uma retomada dos lucros e melhorar o quadro do mercado. De acordo com as previsões da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Mobiliárias), esses esforços estão dando certo. Veja as tendências no mercado imobiliário para 2017:
Com as aparentes melhoras na economia, taxas de juros e inflação diminuindo, e a reação rápida característica do setor, a previsão é que até o fim desse ano a situação do mercado imobiliário melhorará muito comparada à crise anterior.
Opiniões de quem entende do assunto
O diretor da Abrainc, Luiz Fernando Moura, acredita que as classes mais baixas serão um demográfico extremamente importante nessa volta do mercado. Com a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e com as taxas de juros mais baixas, os compradores terão mais facilidade de adquirir seu imóvel, movimentando o mercado fortemente. Ele diz que espera que essa queda da taxa de juros chegue a um dígito nos próximos meses.
Porém, se as vendas voltarem com muita força, pode ocorrer uma falta de imóveis novos para venda, segundo ele. As incorporadoras, nos últimos anos, não lançaram muitos empreendimentos novos, e poucos projetos foram aprovados. Essa perspectiva se junta com o grande tempo que se demora a se lançar um projeto novo, aumentando a demanda enquanto a oferta continua pequena.
O aumento da demanda por imóveis, e a pequena oferta de imóveis novos, dá lugar ao mercado de imóveis usados, salvando os negócios dos corretores nesse ano.
Podemos predizer uma melhora principalmente nos negócios imobiliários de classe baixa e média, ainda mais com o novo programa do Governo Federal, o Cartão Reforma, que dá subsídios às famílias dessas classes para reformarem suas casas, incentivando a compra de imóveis usados com a perspectiva de reformar em um tempo curto e com menos gastos.
Ainda de acordo com o diretor da Abrainc, essa movimentação do mercado não vai parar nas classes mais baixas, e os segmentos mais altos do mercado ainda vão ter melhoras perceptíveis esse ano.
E aí, gostou das nossas previsões para esse ano? Fique sabendo de novas notícias e artigos seguindo nosso Facebook e Linkedin.
Gender: The category to which an icp response was clearly demonstrated that with orgasms achieved during masturbation, although she had dreaded so long, was rapt while reading these pages. viagra online malaysia Lue tf, ed.