Com a crise econômica, e, consequentemente, a crise imobiliária, o crescimento de clientes com algum histórico de inadimplência em todos os tipos de negócios cresceu muito. 39,36% da população adulta, entre 18 e 95 anos, está com o nome sujo, e, além disso, 900 mil brasileiros viraram inadimplentes no primeiro semestre de 2017 [Fonte: SPCBrasil e CNDL].
Para um positivo retorno do cliente sobre seus pagamentos não efetuados, e suas consecutivas efetivações, são necessárias algumas ações de extrema importância, veja à seguir:
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Um registro conciso e eficiente de contas a receber e baixas de pagamentos
Para cobrar pagamentos e reduzir a inadimplência obviamente precisamos de um registro de pagamentos e não pagamentos por parte do cliente, para não cobrarmos indevidamente um cliente que já pagou, ou pior, esquecer de cobrar um cliente que não pagou ainda.
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Conciliação Bancária
A conciliação bancária permite a verificação dos recebimentos e, por conseguinte, a baixa de cada título recebido. Somente conciliando as movimentações é possível manter o controle do saldo de conta e fluxo de caixa.
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Identificação
È extremamente importante o controle diário e identificação de cada cliente inadimplente, utilizando os três pontos acima descritos, por meio de um relatório, planilhas ou um sistema de gestão, o que é mais recomendado.
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Transparência
Quando se inicia o processo de negociação, é importante que a empresa seja transparente em relação às formas e planos de pagamento, prazos, juros e valor total dos pagamentos, assim como as consequências da inadimplência, podendo ser multas ou até expropriação do serviço ou produto.
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Lembretes
Outra dica para controlar a inadimplência é mandar lembretes para aqueles clientes que simplesmente esquecem a data de pagamento. Mantenha o tom amigável e vá direto ao ponto, e, se possível, automatize o processo.
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Facilite o pagamento
Uma ótima maneira de combater a inadimplência é facilitar o pagamento, utilizando de boletos, cartões e sistemas de pagamento online. Evite cheques, pois esses podem estar sem fundos.
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Conheça o histórico
O histórico de pagamento do seu cliente pode dizer muito sobre ele. Talvez ele tenha dificuldade de pagar nas datas estabelecidas pela empresa do que em outras datas, ou talvez ele consiga pagar apenas com períodos maiores entre as prestações. È importante verificar o histórico de cada cliente com cuidado, para identificar aqueles clientes que tem maior risco de não pagar e tomar uma decisão sobre o que fazer com eles.
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Sazonalidade
Em certas épocas do ano, seus clientes podem estar com mais dificuldade para pagar as contas, principalmente nos primeiros três meses do ano. Faça o controle da inadimplência em cada época do ano para saber que providência tomar.
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Utilize plataformas profissionais para um controle prático e eficaz.
Planilhas e relatórios são difíceis de compreender e são sujeitas à erros dos operadores. Utilize uma plataforma de controle e cobrança que irá lhe custar menos dinheiro e recursos, além de facilitar o seu controle de inadimplentes. Conheça nosso serviço BoxSend, que além de lhe ajudar a cobrar seus clientes da melhor maneira, otimiza seus processos, gerencia seus documentos e aumenta a produtividade da sua empresa. Conheça!
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