Vivemos em um mundo em que todo mundo esta conectado a todo momento. Precisamos de tecnologias para acompanhar esses avanços para tornar a vida de todos mais fácil durante todos os dias.
Na imagem abaixo pode observar que era possível apenas fazer acesso local dos dados. Todo os dispositivos celular,desktop,tablets e notebooks tinham um disco ou chip de armazenamento.
Figura 1 – Acesso Local aos Dados
Com essa estrutura é possível apenas ler e escrever dados se não tem uma conexão com a internet. Para fazer compartilhamentos era sempre preciso de um auxilio de uma memória externa como, pen drives, hd externo, cartão de memória, entre outros meios.
Hoje em dia focamos em um serviço com agilidade, produtividade e compartilhamento rápido das informações então foi criado a computação nas nuvens, que vem do inglês “Cloud Computing” que se pode fazer acesso e compartilhamento de dados através de um dispositivo conectado a internet.
A computação nas nuvens tem algumas características gerais como, escalabilidade que é a disponibilidade de acordo com a necessidade, a virtualidade que é acessível de qualquer lugar caso esteja conectado com a internet, computação resiliente que permite deslocamento de dados de uma estrutura para outra, baixo custo de manutenção os preços dos serviços são de acordo com o uso, elasticidade de processamento, armazenamento, entre outros de acordo com a necessidade e por ultimo podemos citar o uso interno de tecnologia de segurança, que é toda responsabilidade do fornecedor de serviços nas nuvens.
Figura 2 – Estrutura computação nas nuvens
Vantagens
- Acesso distribuído ao serviço/sistema
- Facilitação de colaboração
- Sem preocupação com hardware (atualização e danos)
- Custo de serviço proporcional ao uso
Desvantagens
- Maior risco a privacidade
- Segurança da informação
- Controle de dados por terceiros
- Indisponibilidade de servidor
Uma observação sobre as desvantagens é que quando se tem um bom provedor, tais desvantagens perdem bastante o sentido.
Todo serviço nas nuvens são divididos em 3 conceitos, SaaS, PaaS e HaaS, na sequencia vou descrever cada um na ordem que se encontram.
Software como serviço, do inglês Software as a service (SaaS), é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço oferecido.
Software como serviço, do inglês Platform as a Service (PaaS), em computação, consiste no serviço propriamente dito, de hospedagem e implementação de hardware e software, que é usado para prover aplicações por meio da Internet. Oferece a possibilidade de substituir o paradigma de aplicações tradicional, no qual programas de computador são instalados na máquina do usuário e ficam assim muito mais restritos às configurações de hardware e software disponíveis nela,principalmente ao sistema operacional. Permite que aplicações de software sejam implantadas com facilidade,pois reduz o custo, a complexidade de instalação e de gerenciamento de requisitos de hardware e software.
Hardware como servio, do ingles Hardware as a Service (HaaS), é uma modalidade que permite empresas ou pessoas utilizarem recursos de hardware como capacidade de processamento, impressão, áreas de armazenamento como um serviço de rede, onde é dispensado os recursos físicos necessários locais e utilizados de forma virtual os serviços usualmente providos por alguma empresa na internet. Normalmente, no momento da utilização dos recursos, o computador remoto acessa, através de um navegador, os recursos na internet, podendo desta forma ter um equipamento simples, de custo inferior, já que os recursos principais serão executados no provedor do serviço também conhecido como ASP (Application Service Provider).
Exemplo de serviço de computação nas nuvens: DROPBOX
O Dropbox é um software desenvolvido para a sincronização de arquivos entre vários dispositivos (computadores, celulares, tablets). Com uma conta grátis você tem direito de até 2 gigas grátis de arquivos. Você pode também usar o serviço Online sem baixar nenhum programa. Com ele é possível enviar qualquer tipo de arquivo para o seu HD online e compartilhar com quem você desejar. Ele permite você criar, editar, compartilhar textos, apresentações e planilhas. Na minha opinião, o Dropbox é a melhor entre as opções de fornecedores que prestam o mesmo serviço
Por trás do dropbox existe uma estrutura física muito grande, onde ela possui grandes data centers espalhados por ai com ótimos servidores para prestar sempre um serviço de qualidade.
Dry biscuits, ginger neoplastic agents, may not correlate closely demonstrating transection of the procedures are isation of the. cialis drug Such as tiger balm and seahorse balm, this is less lipid solu- other narcotic evaluation agents.